sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Fichamento: PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL­ - PNAES...

Bom dia, pessoas!

Mais um fichamento de uma dissertação voltada para área de permanência e êxito...

Esta dissertação foi realizada através do programa de Mestrado Profissional em Educação da UnB. A autora fez um estudo sobre o PNAES que é o programa base para atuação das CDAE's nos campis.

Setor este o qual atuo e por isso o meu interesse pela dissertação. Principalmente pela problematização que foi levantada em relação algumas falhas da metodologia para os Programas de Auxílios, nesse caso esta falha foi analisada no campus IFNMG, mas podemos perceber que existe também falhas no próprio IFB.

 Em relação ao produto da dissertação, acredito que seja mais uma conclusão do que de fato um produto, pois a autora propões algumas sugestões de melhorias, mas não produz um instrumento adequado para otimizar a execução dos referidos auxílios que são concedidos através do PNAES.

E é nessa questão que o ProfEPT se diferencia dos outros programas de mestrado profissional, pois objetiva um produto a ser aplicado na EPT. Analisem...



PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL­ PNAES NOS INSTITUTOS  FEDERAIS DE EDUCAÇÃO: UM ESTUDO DA METODOLOGIA DE  IMPLEMENTAÇÃO DO IFNMG
Área de Concentração: de Gestão de Políticas e Sistemas Educacionais
Linha de Pesquisa: Políticas Públicas e Gestão da Educação Básica (PPGEB)
Palavras Chaves: Política Pública; Assistência Estudantil; Educação; IFs;

JESUS, Jacqueline Alves de. Programa Nacional de Assistência Estudantil-PNAES nos Institutos Federais de Educação: um estudo da metodologia de implementação do IFNMG. 2016. 131 f., il. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação)—Universidade de Brasília, Brasília, 2016.

Problema da pesquisa:  a metodologia adotada pelo IFNMG,  quanto  ao  Programa  de  auxílios,  tem  aspectos  falhos  que  geram  lentidão  no  processo, sobretudo,  no  atendimento  do  aluno  em situação  de  vulnerabilidade socioeconômica;  a ausência  de  um  sistema  informatizado  contribui  para  a  morosidade  da seleção,  dificultando  assim,  o  acompanhamento  da  frequência  mensal  dos  alunos  e, consequentemente, o pagamento  dos  auxílios;  a realização  de  entrevista  no  processo  é relevante  para  uma seleção  mais  justa  e  contribui  para  o  levantamento  de  demandas  para outros serviços  da  Assistência  Estudantil;  a avaliação  da  execução  anual  do  Programa  nos Campi  é  frágil, sem  uma sistematização  dos  dados  de  forma  científica;  a ausência  de  um espaço  para representação  discente  não  possibilita  a  participação, sugestões  e  contribuições quanto  à  operacionalização  do  Programa  pelo  público-alvo.
O objetivo geral: analisar o Programa  de  Assistência  Estudantil  do  Instituto  Federal  de  Educação,  Ciência  e Tecnologia  do Norte  de Minas Gerais  – IFNMG no que tange  à forma  como foi  implementado, a  partir  do  olhar  da  gestão,  dos  profissionais  que são  responsáveis  pela sua execução e dos  alunos  atendidos/beneficiados,  buscando  conhecer  a visão que  esses  atores possuem  em  relação  a  essa  importante  ferramenta  de  inclusão  social  na  educação.
Objetivos específicos: realizar levantamento (mapeamento) das formas de implementação do PNAES nos IFs;  Caracterizar o Programa de Assistência Estudantil do IFNMG e sua implementação; Identificar os aspectos relevantes, fragilidades e implicações da metodologia deste;  Investigar a percepção do aluno atendido pelo Programa de Assistência Estudantil do IFNMG/Campus Pirapora quanto à sua forma de execução e a participação dele no referido Programa; propor mudanças na metodologia de execução do Programa a partir dos resultados da pesquisa.
- Proposta metodológica: Este estudo caracteriza­-se como uma pesquisa participante, de cunho qualitativo e quantitativo, bibliográfica e documental. As ferramentas utilizadas para a coleta de dados  foram  o  questionário,  grupo  focal  e  entrevista  semi-estruturada.
Resultados: Obteve-­se como  resultado  da  pesquisa à afirmação de algumas premissas, por exemplo, há o consenso de que o Programa não  tem  cumprido  totalmente  sua  função  por  causa  de  impasses  como  morosidade  e  burocracia na seleção, e isto, é devido à ausência de um sistema informatizado e escassez de recursos  humanos,  além  do  atraso  dos  pagamentos  mensais.  Portanto,  a  metodologia  de implementação  do  PNAES  no  IFNMG  precisa  ser  revista  em  razão  dos  pontos  falhos apontados, objetivando o aperfeiçoamento de seu processo e, por conseguinte, a melhoria dos serviços prestados aos alunos.
O produto: uma proposta de  uma  redefinição  da  metodologia  de  execução  do  Programa  no  IFNMG  em  três  pontos centrais: a atualização da regulamentação interna e ampliação do controle social; Otimização do processo de inscrição, acompanhamento e sistematização dos dados e a avaliação por meio de relatórios semestrais ou anuais.

Abraços!👐

4 comentários:

  1. Olá Anna, muito pertinente à escolha da sua dissertação porque esboça as falhas dos programas de assistência estudantil. Importante destacar também, que além dos aspectos levantados, a forma como os editais se apresentam a nível do nosso instituto e os numerosos documentos elencados por ele para provar as condições sociais dos nossos estudantes, não deixa de ser mais um um fator contribuinte para a morosidade na análise dos processos.

    ResponderExcluir
  2. Oi Anna Vanessa! Parabéns pela escolha da dissertação. Excelente fichamento bibliográfico, claro e objetivo. Se o programa de Assistência Estudantil estiver funcionando corretamente é uma das principais ferramentas para atenuar a evasão escolar por motivos econômicos. Concordo com a Denise a respeito da complexidade e quantitativo de documentos exigidos pelos editais de Assistência Estudantil. Participei durante 2 anos da comissão de avaliação do programa de assistência estudantil no IFTM - Campus Paracatu. É um processo desgastante e desmotivante para os candidatados. Avançamos para um módulo eletrônico para cadastramento de formulários/documentos, conferência e validação, no entanto, mesmo existindo treinamento para os candidatos, permanecem as dificuldades de interpretação do edital e upload de documentos/formulários de maneira adequada no sistema.

    ResponderExcluir
  3. Sim, Getúlio é um desafio explicar sobre este processo de entrega da documentação, tanto digitalizado, quanto na entrega física. Enfim, mas o importante é tentarmos desburocratizar...
    Obrigada pelo retorno!

    ResponderExcluir