segunda-feira, 18 de novembro de 2019

Análise de dissertação na área de ensino












Instituto Federal de Brasília – IFB / Campus Brasília

Mestrado Profissional em EPT – ProfEPT
Metodologia de Pesquisa
Professores: Cinthia Nepomuceno Xavier / Marcos Ramon Gomes Ferreira / Rosa Amélia Pereira da Silva / Simone Braz Ferreira Gontijo
Estudante: Anna Vanessa Lima de Oliveira


ANÁLISE DE ARTIGO / DISSERTAÇÃO NA ÁREA DE ENSINO


Referência completa do trabalho:
Dall’Alba, Jacira. Inclusão no contexto dos Institutos Federais de Educação: contribuições do NAPNE do IFAM – Campus Manaus Zona Leste. / Jacira Dall’Alba. – Manaus: IFAM, 2016.


Identificação da pesquisa:
O título da pesquisa é: Inclusão no contexto dos Institutos Federais de Educação: contribuições do NAPNE do IFAM – Campus Manaus Zona Leste, da autora Jacira Dall’Alba. Esta dissertação foi apresentada no contexto do Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.



Análise da pesquisa
         A dissertação tem como tema a análise das políticas públicas de inclusão por meio das atribuições do NAPNE, Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Especiais. Possui como problema central a seguinte questão: Que concepção os professores do IFAM - Campus Manaus têm sobre Inclusão na EPT e qual conhecimento destes sobre o NAPNE? A dissertação se desenvolve a partir de perguntas norteadoras como “O que é o NAPNE e qual sua função na instituição?”, “Os professores conhecem as atribuições do NAPNE?”, “Quais ações estão sendo desenvolvidas para fortalecer a inclusão no campus e essas ações atendem o regimento do NAPNE?”.

         O objetivo geral do trabalho é propor, por meio de diagnóstico realizado com os professores do IFAM Campus Manaus Zona Leste - CMZL, indicadores que orientem melhorias para execução das atribuições do NAPNE. Destacando os seguintes objetivos específicos: Contextualizar a trajetória da EPT IFAM, considerando a legislação atual que fundamenta a inclusão escolar no Brasil e suas orientações para Educação básica e Superior; Descrever os resultados do diagnóstico realizado com os professores do campus; Elaborar um documento (cartilha) que orienta os professores em relação à inclusão na EPT, com base nas atribuições do NAPNE.

          Os principais conceitos trabalhados neste trabalho foram: educação Especial, inclusão, educação profissional e tecnológica, políticas públicas em educação inclusiva no contexto dos Institutos Federais e a criação dos Núcleos de Atendimento a Pessoas com Necessidades Especiais - NAPNE. A autora busca trabalhar esses conceitos através de documentos nacionais e internacionais que norteiam a educação inclusiva, bem como discorrem sobre o respeito e inclusão social da Pessoas com Necessidades Específicas. Os principais documentos destacados foram a Declaração de Salamanca, Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica, Declaração Universal dos Direitos da Criança e Declaração Mundial de Educação para Todos.

           Destaca-se ainda, a educação especial dentro dos Institutos Federais, através de documentos próprios da Instituição, como o Plano de Desenvolvimento Institucional do IFMA e a Lei 11.892 que institui a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica. Utilizou, ainda, teóricos brasileiros que pesquisam sobre a prática docente e os desafios para o ensino-aprendizagem dentro educação inclusiva. Além disso apoia-se em Luckesi e Paulo Freire em seus livros: Avaliação da Aprendizagem Escolar e Pedagogia da Autonomia, respectivamente

            A proposta metodológica deste trabalho consiste em um estudo de caso, numa abordagem qualitativa, pois o objeto da pesquisa foi baseado na análise das políticas públicas de inclusão por meio das atribuições do NAPNE. Quanto aos meios, a pesquisa foi de análise documental e bibliográfica e estudo de caso (circunscrita ao IFAM/CMZL), sendo os participantes da pesquisa o coordenador do NAPNE, o coordenador geral de ensino e professores que atuam na educação profissional e tecnológica do IFAM/CMZL. Os instrumentos utilizados para coleta de dados foi basicamente questionários, tanto impressos quanto online e uma entrevista semiestruturada utilizada para entrevistar o coordenador sistêmico do NAPNE.

         Os dados da pesquisa foram analisados da seguinte maneira, a autora utilizou-se de questionários onlines justamente para alcançar o maior número de docentes do IFAM, considerando que os campus são distantes e a localização de cada um seria mais complexa e demorada. Além da entrevista realizada com o coordenador geral de ensino e do NAPNE. Assim, no processo de coleta foi feita uma análise de cada questão e suas respostas, considerando a parte quantitativa, através de gráficos, e qualitativa fazendo uma diálogo com os conceitos apresentados.

Conclusões (do autor/a do artigo ou dissertação):
           Diante dos problemas apresentados a autora aponta algumas conclusões retiradas de sua pesquisa. Inicia-se por dizer que considerando a educação como direito de todos, inclusive das pessoas com necessidades educacionais especiais, o NAPNE é uma ferramenta importante para garantia desse direito, pois provoca uma reflexão sobre inclusão no contexto do IFAM. No entanto, a presente pesquisa revela um certo distanciamento entre as atribuições do NAPNE, quando se refere ao assessoramento e atendimento aos professores na elaboração de instrumentos de avaliação e metodologias adequadas para o atendimento aos alunos com NEE`s, já que mais da metade dos docentes do campus (51%, conforme dados apresentados na pesquisa) desconhecem as atribuições do núcleo.

            Assim, a autora elabora uma cartilha que busca contribuir para superação dessa defasagem, orientando estes docentes com práticas inclusivas que auxiliarão no processo de ensino-aprendizagem dos estudantes com Necessidades Educacionais Especiais. Implicando em ações que buscam dirimir os problemas iniciais apresentados, discutindo os pontos fracos e apresentando solução. Além disso, a autora considera que há muito o que ser pesquisado sobre a temática, considerando o NAPNE como tema central, pois acredita que os estudos estão apenas começando e as “mazelas da exclusão” ainda está muito presente em várias áreas do conhecimento. Ademais, seus resultados coincidem com os textos e legislações usadas como referência bibliográfica, bem como respaldam as suas conclusões e produto final.

Análise crítica:
            A escolha por essa dissertação ocorre porque o tema apresentado coincide com o meu tema de interesse que é justamente as políticas públicas de inclusão no âmbito da EPT o que direciona para os Núcleos de Atendimentos a Pessoas com Necessidades Específicas/Especiais. Apesar de que os problemas e hipóteses que penso para a minha pesquisa diverge um pouco do que foi aqui apontado, a dissertação apresenta referências bibliográficas que podem contribuir com a minha pesquisa. Inclusive a metodologia de pesquisa pode coincidir com a minha, estudo de caso e pesquisa quali-quantitativa. Investigando e buscando dados através de questionários direcionados para todos os sujeitos envolvidos no tema, bem como entrevistas para alguns sujeitos específicos e importantes que podem ajudar a alcançar os problemas e hipóteses levantadas.

              Analiso esta dissertação como bastante coerente, pois segue todas as etapas essenciais para uma boa pesquisa. Apresenta todo o contexto do tema trabalhado, destacando conceitos e legislações que embasam a temática. Aponta os problemas e as questões norteadoras que vão delimitar seus objetivos e assim contribuir na realização do produto, sua aplicação, resultados e considerações finais. Apenas tenho dúvidas em relação a ordem de como os tópicos são dispostos e por que foram dispostos dessa forma? Por exemplo, por que a caracterização dos processos metodológicos (problemas, objetivos, etc) não vieram antes da contextualização e conceitos sobre o tema? Qual é a forma mais coerente para disposição dos tópicos? Considera-se uma hierarquia, algo gradiente, de acordo com o que estudamos em sala com a taxonomia?